quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Quando acontecer aqui...

Quando acontecer aqui...



Uma vez vieram e atentaram contra Israel.
Como não sou de Israel, não me incomodei.

Em outro episódio abalaram com a segurança dos Estados Unidos.
Eu não sou americano, eu era apenas uma criança e nada fiz.

Certa vez se ofenderam com uma charge desrespeitosa na cidade luz.
Je suis le ne France, então nem me incomodei.

Tornaram-se mais extremistas e mataram até os seus.
Eu não era um deles, apesar de chocado, continuei calado.

Fizeram chacinas sangrentas no Quênia,
Não sou queniano, então nada fiz para ajudar aquele país.

Permaneceremos de braço cruzado? Enquanto ao medo não esta em nosso lado?
Quando alcançarem o Brasil o restante do mundo já não existirá para reclamar.

Darlan Grossi

Esse poema foi escrito originalmente por Maiakovski foi chamado de “E porque não dissemos nada…” posteriormente foi adaptado para a realidade social em que vivia o Bertold Brecht (1898-1956) e esse resolveu chamar sua adaptação de “Como eu não me importei com ninguém”, em 1933 um homem chamado Martin Niemöller se tornou  símbolo da resistência aos nazistas ao públicar sua versão do poema chamou-a de “já não havia mais ninguém para reclamar…” essa versão é a mais conhecida reinterpretação da obra, caso queiram conhecer cada uma das versões sitadas acima no texto elas estão abaixo em ordem cronologica.

 


Na primeira noite, eles se aproximam
e colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam nosso cão.
E não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles, entra
sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.

Maiakovski

COMO EU NÃO ME IMPORTEI COM NINGUÉM


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht (1898-1956)

JÁ NÃO HAVIA MAIS NINGUÉM PARA RECLAMAR...


Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei .

No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.

No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar…


Martin Niemöller, 1933 – símbolo da resistência aos nazistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário